Clube dos Desaposentados

Clube dos Desaposentados

Uma oportunidade de aprendizagem contínua

O Clube dos Desaposentados nasceu da minha experiência como executivo de empresas. Ao longo da minha carreira constatei que os cursos e palestras, quando eventos isolados, nem sempre cumprem os objetivos desejados. Em geral, as pessoas deixavam os encontros bastante motivadas, vibrantes e até emocionadas. Passado algum tempo, no entanto, tudo continuava como antes.

O Clube surge como um canal de comunicação, uma opção de aprendizagem contínua, através de artigos sobre temas relevantes. O objetivo é reciclar, aprofundar e manter vivos os temas ligados à aposentadoria, com abordagens sempre voltadas para o campo da humanização e suas variantes.

O Clube dos Desaposentados não é um grupo comum, como aqueles que reúnem pessoas que compartilham os mesmos gostos e ideais ou se identifiquem com algo que lhes é peculiar, como hobbies. Seu diferencial está no próprio nome, um neologismo que serve de metáfora para mostrar que existe vida depois da aposentadoria formal. Seu sentido é muito mais amplo que a confraternização interpessoal promovida por entidades clubes da chamada terceira idade, abrangendo o ser como um todo, de modo a fazer o aposentado enxergar novos horizontes no caminho da felicidade e da realização pessoal nessa importante fase de transição – para alguns dolorosa –, além de preparar e dar dicas úteis àqueles que estão prestes a se aposentar.

A proposta é quebrar paradigmas incutidos durante anos e anos de trabalho. A intenção também é descondicionar as pessoas de práticas oriundas da vida laboral, descontaminando sua mente da falsa ideia de que os aposentados são indivíduos inativos e que não têm nada mais a contribuir à sociedade.

Prefixo “des” surgiu no sentido de “ação contrária/negação” e tem por objetivo desconstruir, desfazer, desmanchar, desacreditar falsos mitos e preconceitos que cercam essa fase da vida.

Desaposentados são os aposentados que:

  • Sonham, transformam os sonhos em projetos e os projetos em vida
  • Ocupam a cabeça, mente e coração com algo que dá prazer, seja em atividades remuneradas ou não, com o propósito de reforçar a sua autoestima e fazerem com que se sintam úteis e necessários à sociedade
  • Rimam aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.

Gostou do conceito? Para fazer parte do Clube e receber um artigo mensal, basta informar seu email.