Depoimentos

BNDES

Dr. Armelino, É muito gratificante saber que existem pessoas como o Sr. e sua equipe preocupados com o bem estar do ser humano. Sou uma pessoa privilegiada por ter participado do seu curso, no BNDES e muito feliz em receber seus textos, que além de mostrar realidade, nos consola, nos faz ver a vida e a aposentadoria de uma forma positiva, construtiva e cheia de oportunidades. Obrigada por existirem!!!!
Beth Cortez – Recife-PE . (email de 2 de abril 2009 )
—————-
Foi um grande prazer conhecer o Armelino, uma pessoa super dedicada, que com sua experiência de vida e conhecimentos procura proporcionar desenvolvimento humano e abertura de novos horizontes para as pessoas.
Janise Cardozo (aposentada do BNDES)

CAMARA DOS DEPUTADOS

Sr. Girardi. Desejo-lhe um maravilhoso natal e um ano novo cheio de energia, alegria e muita vontade de viver. Agradeço pelo incentivo à desaposentadoria. Assisti a sua palestra em Brasília, na Câmara dos Deputados. Fique com vergonha, pois chorei algumas vezes no decorrer de sua palestra, principalmente quando cantamos. Foi muito bom. Comentei com meu marido e acho que ele me ouviu. Tudo de bom, um
abraço, obrigada.
—————-

Grato, Sr. Armelino! Vi sua palestra aqui na Câmara e adorei. No final, quando passaram um formulário de sugestões ao Cefor eu preenchi dizendo:
“foi ótima, linda, fantástica e maravilhosa; gostaria muito que vocês bolassem uma palestra ‘semelhante’, mas aplicável a quem ainda está no 1º tempo da vida!!”
Ainda me faltam uns 14 anos pra eu me aposentar; entretanto, a vida acabou me levando por caminhos que foram me mostrando o que realmente importa na vida. Resultado: hoje busco o máximo viver toda essa plenitude da qual falaste, só que ainda no meu 1º tempo! Parabéns pelo seu trabalho!! Um abraço!
Marcos Couto (02/03/2011)

DATAPREV

Olá me chamo Carlinda e trabalho na Dataprev a quase 36 anos com muito orgulho.
O curso em EAD do PPA que fiz com mais sessenta colegas da empresa, me trouxe um grande aprendizado para que eu pudesse me preparar melhor para a aposentadoria apresentando que não é o fim da linha estar aposentado e sim que é uma questão de mudança de hábitos. O curso foi conduzido “maestralmente” pelo Armelino que deu feedback individualizado a cada aprendiz, de forma assertiva com palavras de incentivo.
Foi um marco para embasar minha decisão de me aposentar.
Carlinda Caldas Pessanha Moreira- Dataprev
—————-

Armelino o curso é sensacional! Muito bom mesmo! Eu particularmente já fazia um planejamento futuro, mas o seu curso fez com que eu ajustasse alguns pontos e formalizasse algumas opiniões. Parabéns e obrigada pela oportunidade!
—————-

Achei o curso gratificante e enriquecedor dando uma nova visão do que seja a aposentadoria, os voos que você pode fazer, os sonhos a realizar, novos rumos, novas expectativas, novos caminhos a trilhar, um novo horizonte. A aposentadoria não é o fim ” pois mais longa que seja a noite o sol volta sempre a brilhar” e, sim um recomeço de novas expectativas de seguir em frente e lutar por uma filosofia de vida diferente, de pensar, de viver, de fazer algo que você realmente gosta e que faça bem.
—————-

Excelente curso, dos melhores que já fiz até hoje. Aprendi muito sobre mim mesmo e sobre o que quero fazer da minha vida pós trabalho. Conseguir espantar todos os fantasmas que me assombravam foi uma grande conquista que o curso me proporcionou. Muito obrigado
—————-

Adorei participar deste curso. Me fez ter um novo olhar para a aposentadoria. Me emocionei ao ler os artigos e ouvir as músicas selecionadas, principalmente a última (Tocando em frente). Estou muito feliz e agradecida por ter tido a oportunidade de viver essa experiência.
—————-

O curso é excelente! Mostra o quanto ainda podemos realizar diversas atividades e sonhos após a aposentadoria. Parabéns pelo excelente curso!
—————-

Gostei muito do curso, atendeu as minhas expectativas e acredito que este tema deva ser tratado pelas empresas junto a sindicatos e entidades de classe como uma forma de desligamento das pessoas ao final de seu ciclo produtivo do 1º tempo e passagem para o 2º tempo. Parabéns Armelino pela forma como aborda o tema.
—————-

Tive a oportunidade de assistir a palestra inicial e fiquei encantada pela maneira positiva que foi apresentada essa nova fase, muito diferente do conceito distorcido da maioria. O curso reforçou a importância de realizar meu sonho de um dia poder escolher o que fazer e como fazer pelo prazer de realizar e não por obrigação, embora tenha tido o privilégio de trabalhar em ambiente e atividades satisfatórias. Mas essa foi uma parte da minha história, agora, com sonhos e projetos pessoais estou tendo a oportunidade de traçar novas linhas, ou dar novos gols. Obrigada por esta oportunidade!

EXERCITO BRASILEIRO

Caro amigo Armelino Girardi. Gostaria de deixar algumas reflexões sobre o curso e a minha vida. Eu gostaria de deixar bem claro que o curso me ajudou muito a refletir sobre as questões que envolve a reserva/aposentadoria e o grande impacto provocado pela ruptura com o mundo do trabalho. Tenho hoje uma visão mais ampla de como viver a vida, como aproveitar mais o meu tempo e que existe vida, e vida muito boa, apos a aposentadoria. A “Roda de Satisfação da Vida” me fez ver vários aspectos da vida que estavam escondidos, e dar mais atenção a eles no sentido de deixar a roda redondinha, se é que me entende, pois ainda há tempo de consertar várias áreas da vida após muita reflexão. Agradeço muito ao senhor e toda sua equipe por esse maravilhoso curso, e saiba que eu estou muito disposto e motivado para entrar no 2º tempo do jogo graças as suas orientações e reflexos sobre o jogo da vida. Muito obrigado treinador.

—————-

Superou as minhas expectativas. Gostei muito do curso. O aprendizado por meio da reflexão interior foi muito proveitosa para resgatar minha identidade e visualizar os projetos que pretendo realizar durante o 2º tempo. Ao chegar ao final do curso me sinto bem a vontade e seguro do que terei de fazer para realmente me tornar um “desaposentado”, pois as tentações de vestir literalmente o “pijama e o chinelo” não são poucas e tentadoras. Salvei todos os textos e fiz algumas anotações para serem lidas novamente sempre que perceber que estou mais para aposentado do que para “desaposentado”. Eu definiria o curso com uma única palavra: INTELIGENTE.
Parabéns por suas sábias e eficazes orientações.

—————-

Superou as expectativas. Confesso que o curso me surpreendeu bastante e foi além de minha expectativa. Muita coisa que eu tinha em mente se confirmou, outras surgiram e me fizeram repensar a minha filosofia. Na minha opinião a parte mais importante do estudo é a que trata do autoconhecimento, pois o filósofo Sócrates há mais de 2 (dois) milênios já enfatizava a importância do autoconhecimento. Parabéns Armelino.

—————-

Superou as expectativas. Pra mim foi um privilégio ter participado deste relevante curso. Eu agreguei conhecimentos que me fizeram despertar para uma realidade que muitas pessoas se dão conta muito tarde, que é a preparação para a aposentadoria. Sinto-me feliz por ter participado de um curso do mais alto nível.
Forte abraço Armelino e colegas.

—————-

Superou as expectativas. O curso me obrigou a tirar a armadura e a me postar nu diante do espelho de minha consciência e eu sinceramente não gostei do que vi, mas com certeza não posso colocar a culpa no espelho. Eu confesso que não me preocupava muito onde iria chegar – pensava que iria ser uma consequência natural da minha vida, mas pude compreender que para se atingir uma meta é importante saber onde se quer chegar e de onde esta se partindo e principalmente fazer pequenas correções no leme da minha embarcação.
Não sei se existe, mas este curso deveria ser frequentado pelo casal. AG, de coração o meu muito obrigado. Vou potencializar o aprendizado adquirido

—————-

Superou as suas expectativas. Parabenizo ao Girardi e sua equipe pelo excelente curso e material didático colocado à disposição dos interessados.
O curso é muito prático e objetivo. Elucida dúvidas para ‘o 2º tempo’.
Muito diversificado e bem ilustrado, o curso leva o aprendiz a uma profunda reflexão sobre o pós-carreira. Orienta que há vida além dos portões da empresa.
Obrigado, muito obrigado pela oportunidade ímpar.

—————-

Superou as suas expectativas. O curso foi excelente e veio como uma excelente oportunidade na fase da vida em que me encontro, quando, conforme meus planos, faltam cinco anos para a desaposentadoria. Quanto a aprendizagem, tive uma grande surpresa ao constatar como fazia tempo que eu não pensava em mim. Ao final do curso meu sentimento é de gratidão pelo aprendizado proporcionado por uma oportunidade oferecida pelo Exército Brasileiro e um instrutor/tutor (Sr Armelino) que nos apresentou conteúdo e métodos tão ricos. Sinto-me no alto da montanha, não mais lutando com vigor, mas observando o desenrolar da batalha da vida e, eu, com mais preparação, serenidade, prudência e acerto para conduzi-la. Um grande abraço a todos. Parabéns pela iniciativa e sensibilidade em preparar pessoas em fim de carreira profissional para a visão ampliada da vida. Autorizo a publicação com identificação.
quarta,10 de dezembro 2014, 11:42 – Clair Gandolfi

—————-

Sempre ouvimos “Amanhã será outro dia” mas dentro do curso proposto senti que o dia de hoje nos leva ao futuro que bem visualizado será bem frutificado.
Logo, o amanhã é renovação recomeço é modificação em aperfeiçoamento, é paz e a busca continua da felicidade.
Que bom seria se todas as empresas se preocupassem com o Ser empregado/trabalhador com seu futuro ante a aposentadoria.
Obrigado por nos dar esta grande oportunidade de sair da nossa rotina, compartilhar ideias, e enriquecer ainda mais o nosso eu! Que Deus os abençoe!

—————-

Superou as expectativas. O curso é muito instrutivo, nos leva a refletir muito sobre o que fazer após a quebra do vínculo corporativo, a hora de cortar esse vínculo e como minimizar o impacto dessa quebra. Como fazer um planejamento para que cheguemos a aposentaria e a desfrutemos com uma boa qualidade de vida, ao esquecendo de nos colocarmos em primeiro lugar nos tópicos de nossas prioridades.

—————-

Prezado Sr Armelino! Foi uma experiência interessante e porque não dizer gratificante participar deste curso pois, devido a minha falta de conhecimento ou talvez desconhecimento, (para rimar com desaposentadoria), não vislumbrava agregar a minha bagagem algo expressivo. Engano meu, percebi que em cada vídeo postado, em cada texto previamente escolhido, em cada entrevista, havia uma preparação e o convencimento de que o produto oferecido realmente é algo útil e desmistificará os paradigmas relacionados a aposentadoria. Ressalto que um dos desafios elencados no curso busca incutir nas empresas essa visão de preparar seus colaboradores para essa nobre etapa. Parabéns a toda Equipe. Deus os abençoe.

—————-

Superou as suas expectativas. Parabenizo ao Girardi e sua equipe pelo excelente curso e material didático colocado à disposição dos interessados.
O curso é muito prático e objetivo. Elucida dúvidas para ‘o 2º tempo’.
Muito diversificado e bem ilustrado, o curso leva o aprendiz a uma profunda reflexão sobre o pós-carreira. Orienta que há vida além dos portões da empresa.
Obrigado, muito obrigado pela oportunidade ímpar.

—————-

Superou as expectativas. O curso me abriu os olhos para dúvidas e expectativas para as quais eu não tinha me atentado. Estou ainda na ativa, mas já tenho tempo para me aposentar esse curso me ajudou principalmente no sentido de compreender na prática como realizar uma transição suave da ativa para a reserva, com qualidade e principalmente com satisfação e confiança.

FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO PR

A participação no primeiro módulo do “Programa Mais Vida”, foi especial.
Falar sobre o segundo tempo de nossas vidas, me fez perceber as imensas possibilidades que terei nesta fase. O trabalho com o consultor Armelino Girardi contribuiu para que eu quebrasse paradigmas em relação à aposentadoria, pois minha impressão era de que ser aposentada significava não ser mais útil. Sentia até culpa por não ser mais produtiva. Parecia que não seria mais valorizada por não trabalhar, quase que perdendo a identidade, já que quando trabalhamos nosso sobrenome é a razão social da empresa.
Outro sentimento que o trabalho e a vivência desencadearam foi a tranquilidade na decisão de aposentar. Sentia medo de me desligar definitivamente do universo corporativo. Percebo agora, que parar com o trabalho formal é recomeçar com algo mais valoroso, ter a liberdade de tomar decisões e fazer atividades que não sejam engessadas. É saber que serei minha gestora.
Raquel Maria Sobrinho – Orientadora pedagógica – SESI Maringá – 24/04/2013
—————-

O curso superou minhas expectativas. Em nossa trajetória no mundo do trabalho, momentos houve em que fomos impregnados por princípios e valores nem sempre associados a sua dimensão plena. A maturidade é que proporciona a compreensão plena sobre a importância de permanecermos ativos no instante em que desaceleramos o motor que consumia as energias direcionadas para a busca, sem tréguas, de resultados positivos à corporação a que servíamos. Agora, os resultados que perseguimos tem outra configuração: sermos felizes conosco mesmos e com a felicidade que proporcionamos aos que conosco caminham.
16 junho 2013, 22:08 -Maurilio Schmitt- FIEPR
—————-

Participei do curso do final de semana, foi demais…você me mostrou os caminhos, estava pra baixo, me auto avaliei e chequei a conclusão que estava vivendo do passado. Uma derrota que estava me influenciando esses dois últimos anos de minha vida e você conseguiu me tirar do fundo, abriu-me a cabeça e me fez lembrar que a vida continua..
—————-

Armelino, no dia do curso não estava preparado para dar meu depoimento, preferi dar um tempo para compreender melhor o que os dois dias de curso me acrescentaram. As suas ideias ajudaram a regar sementes que ja estavam em mim e ajudou a plantar outras… A lição mais gratificante foi a de que atrás da “maquiagem social” existe pessoas com valores próprios e para compreender isto é necessário, através de questionamentos retirar toda o manto de ilusões criadas por diversas fontes, como os meios de comunicações e o próprio meio profissional em que se vive, para ai sim alcançar a sua essência e de outas pessoas!

Ministério Público Militar – Procuradoria da Justiça Militar

Superou as expectativas. Querido professor, quero deixar aqui a minha satisfação e alegria ao ler o textos, escutar as musica que foram também escolhidas para esse curso. Tenho procurado reavaliar meu posicionamento quanto a minha futura inatividade, ao mesmo tempo em que aflorou alguns sonhos, atividades que sempre quis fazer e por vários motivos ficaram para depois. Obrigado
—————-

Superou as expectativas. O curso me proporcionou ter uma visão positiva e mais segura para o 2º tempo de minha vida, sobretudo quanto à orientação de um planejamento ao longo prazo para ser aplicado nesse 2º tempo.
—————-

Superou as expectativas. Prezados, realmente foi um despertar para a realidade que estava adormecida. Hoje, encontro-me motivado para essa nova etapa de vida – o segundo tempo. Com certeza virarei a página para uma nova vida e com perspectivas surpreendentes. Pois, procurarei fazer aquilo que realmente me trará satisfação e dinheiro para complementar minha aposentadoria. Sempre gostei de criar objetos, talvez eu vá pelo caminho da marcenaria e produzindo brinquedos infantis. ESSE SERÁ MEU PROJETO DE VIDA! Não tenho como criticar o Curso, muito menos a tutoria. Na verdade eu é que tenho que pedir desculpas. Inicialmente me pareceu um tema superficial ou óbvio. No entanto, aula + aula, dicas + dicas e você passa a se aprofundar na matéria, tornando-se psicologicamente forte e com o poder de chegar aos 120 anos vivendo feliz!!! “SEM CRÍTICAS”, NOTA 10.
—————-

Um curso que nos leva a refletir quanto ao modo como estamos conduzindo nossas vidas e nos faz meditar e fazer algumas correções que podem influenciar na maneira como vamos conduzir nossas vidas quando começarmos o 2º tempo, o que faremos para preencher o tempo que não será mais gasto com o trabalho no qual estamos aposentando e em relação nós mesmos, à família, amigos e relacionamento social. Estas lições me fizeram balizar a tomada de decisões e comportamento que fará com que eu seja uma pessoa mais atenta a detalhes que até então eram desprezados.
—————-

Atingiu as expectativas – Não sei ainda se vou me aposentar no ano que vem ou mais pra frente, mas uma coisa tenho certeza, o Curso me ajudou a buscar minha identidade, e com certeza fazer do 2º tempo, momentos prazerosos da minha, vou aproveitar o máximo, tanto em busca de novas aventuras, como do lado da minha família. Abraço a todos. E muito obrigado
—————-

Superou as expectativas. Gostei muito do curso, especialmente, quando se trata do resgate da minha identidade. e achei simplesmente fantástico o encerramento com esse grande músico da MPM. Quero e vou sim: desenvolver ações de melhoria para minha vida.
—————-

Superou as expectativas. Gostei muito do curso. Ele me proporcionou a oportunidade de parar por algumas horas e refletir sobre a minha vida. Os ganhos e perdas que tive ao longo dos anos tanto profissional quanto pessoal. Quanto a minha aposentaria ele reforçou o que eu penso e espero dela. Pra mim a aposentadoria realmente é um prêmio e o curso coloca isso. Os textos para reflexão são muito bons. Dentre eles, o que mais gostei foi a Filosofia do Piano. Refleti muito sobre esse texto e ele me motivou a tomar uma atitude que a muito pensava em tomar e achava muito difícil. Gostei da comparação da aposentadoria com o segundo tempo de uma partida de futebol. Eu quero viver o segundo tempo da minha vida muito melhor do que vivi o primeiro. Obrigada pela oportunidade que o curso proporciona: uma profunda reflexão e resgate de sonhos.
—————-

Olá, achei o curso muito interessante. Não me sentia apavorada para a aposentadoria, mas aprendi muitas coisas que com certeza me ajudarão quando chegar a hora de eu me aposentar. Aprendi também que não é preciso esperar a aposentadoria para se levar uma vida saudável, feliz e compartilhada. Obrigada.
—————-

Não sabia da existência desse curso, assim que soube quis me inscrever, acho muito importante, por que sei que embora eu não me sinta preocupada com a chegada da aposentadoria, sei de muitas pessoas que acham que o mundo vai terminar para elas e que poderão até entrar em depressão. Parabéns pelo Curso.
—————-

Estamos tão ligados nas tarefas diárias, tanto profissionais quanto obrigações pessoais que acabamos esquecendo que temos vida. Somos como robôs, não por opção, mas por contingência da situação. O curso foi ótimo para mostrar que “ha vida depois da aposentadoria”, e que não precisamos parar, simplesmente porque não temos mais que trabalhar! Foram perspectivas que começaram a fomentar em minha mente, e as ideias já começam a borbulhar novamente, agora, com a expectativa que a aposentadoria chegue rápido, para que os novos projetos possam ganhar forma e vida! Abraços, e grato por tirar a venda dos olhos!!

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Obrigada Professor! Ninguém saiu do curso que fizemos, ontem e hoje, impunes, sem uma reflexão. Foi marcante, instigante, maravilhoso, por tres motivos: por você, pela turma queridíssima e pelos amigos que lá estavam. Parece que nos conhecíamos há anos. Quero deixar meu abraço e meu carinho para todos e para todas. E, em especial para os meninos, quero dizer: Os homens choram, sim! Mas, só os homens: os outros, não sei. Obrigada pelo carinho e pelo ser humano incrível que você demonstrou ser. Ficamos melhores, estamos melhores. Um grande abraço desde sempre.

Andrina Imbelloni /Historiadora/Prefeitura Municipal de Curitiba
—————-

Oi Armelindo, bom dia. Quero desde já agradecer pela tua contribuição em minha vida, como pessoa. Gostei muito do curso, Acrescentou muito em minha vida. Grata.
Débora Schultz

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

O Curso EAD de Preparação para Aposentadoria superou realmente as minhas expectativas e recomendo para todas as pessoas que pretendem se aposentar.
O curso me oportunizou uma viagem dirigida ao meu interior, revisitando minha história pessoal e profissional; ao fazer isso estou redescobrindo muitas facetas, sonhos, e possibilidades de realizações para esse segundo tempo da vida. Estou no intervalo, o primeiro tempo foi longo, mas o segundo tem tudo para ser uma grande e nova vitória, tudo depende desse novo semear! Armelino, só tenho a agradecer e cumprimentar você e sua equipe pela iniciativa e competência!
Ereci Albuquerque – Escola de Gestão Pública de Porto Alegre – 29/5/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Adorei. Estou longe de me aposentar , sempre pensei que o curso seria para conhecer já que trabalho com um programa de preparação para aposentadoria para os servidores da Prefeitura do Município de São Paulo, mas vi que não é cedo e já tenho de começar a pensar neste momento do jogo da minha vida. Parabéns Sr Armelino
20 junho 2013, 20:47 – Patricia Brito Moraes
—————-

O curso superou as minhas expectativas. Gostei muito do curso. Trabalho com PPA mas devo ressaltar que adorei o curso. Linguagem agradável, filmes adequados e textos simples e complexos. Devo dizer que aprendi muito. Já conhecia alguns textos pois sempre os leio. Obrigada pela oportunidade.
19 junho 2013, 22:17 -Maria do Socorro Almeida de Araújo – Pref. Municipal de SP
—————-

Quero agradecer ao querido amigo, a oportunidade de participar desse curso. É muito mais do que um curso, é uma terapia, uma reflexão sobre a vida e uma oportunidade de pararmos e realmente encontrarmos no nosso dia a dia o questionamento de quem eu sou, para onde vou e o que eu quero!! Somos engolidos pela rotina e não nos damos oportunidade de pensar em nós mesmos e na nossa vida. Como no Módulo III, temos que ser o 1º lugar em nossas vidas. E aqui aprendemos a fazer isso. Estou muito feliz com minha aposentadoria que será em breve e realmente animada para vivenciá-la. Parabéns pelo trabalho e sabemos da importância de motivar pessoas para pensarem no seu “2º tempo de vida”. Gostaria de manter o nosso contato, pois creio que aprenderei a cada dia com você. Fechou com chave de ouro a música do Almir e do Renato! Não poderia ser melhor a escolha!!!!Um forte abraço
Maria Silvana- Prefeitura de São Paulo – 20 junho 2013

PRESIDENCIA DA REPUBLICA

“Gostei imensamente do curso. Foi além do que eu imaginei. Foi nova a definição de desaposentadoria. Bastante reflexivo. Para mim ficaram duas coisas: primeiro sobre a minha preparação que, com este curso, percebi mais claramente meus pontos fracos. Aprendi que devo colocar em prática a melhoria deles, para que eu possa me preparar melhor. Foi forte. Em segundo lugar, estou participando de um Projeto de PPA e este curso somou muito, para meus estudos. Estou muito feliz e agradeço muito ao Girardi, que com toda sua dedicação e carinho, proporcionou TUDO isto para nós. Agradeço de coração e quero me colocar à disposição para fazer parte desta corrente de carinho e dedicação, pois considero um trabalho mais que humano, um trabalho de doação. Parabéns para toda equipe EaD também. Espero que tenhamos mais contatos, estou na fase de planejamento do meu projeto. Vamos nos falando. Todos que participaram do curso estou à disposição. Um grande abraço a todos e um especial ao Girardi.
Silma Maria Ribeiro da Silva – Presidência da República – 10/05/2013

RECEITA FEDERAL

Meu caríssimo Armelino e colegas deste PPA. Foi muito gratificante, mas muito mesmo, participar deste curso. Diria que este PPA está impecável, na forma e conteúdo. A elaboração do Projeto de Vida foi o ponto alto. Muito prático e objetivo, especialmente depois da reflexão que nos foi proporcionada na Roda da Vida. Com o dia de assinar o pedido de aposentadoria se aproximando, não posso dizer que estou tranquilo. Afinal, é uma vida produtiva que se transforma. Mas estou empolgado com as novas perspectivas. Vou em busca de novos desafios. Por agora, até que estão bastante intensos e vou desenvolver atividades (não trabalhar) para que assim se mantenham. Agradeço ao Armelino e aos colegas pela oportunidade e convívio.
Erico Pozenato – Receita Federal – 20/05/2013

SERPRO

A palestra, que tem uma linguagem acessível e fluída, nos remete a uma reflexão necessária sobre as prioridades de nossas vidas: família, atividades profissionais, interesses pessoais.
Vencida esta primeira etapa de nossas vidas, onde o aspecto profissional, muitos vezes, sobrepõe as questões familiares, como viveremos esta segunda fase, marcada pela aposentadoria? Será que viveremos ou sobreviveremos? Estarei esquecida, improdutiva?
Certamente, a aposentadoria é um presente de Deus! Tempo de curtir e priorizar a família, reacender a fogueira dos sonhos, relembrar antigas aspirações e ainda realizar muito, muito, muito!”Vale a pena assistir a palestra com o Armelino Girardi e enxergar as coisas como elas realmente são!”
Célia Regina Gelinski

TRT

Hoje, com satisfação, tranquilidade e segurança encarei o meu primeiro dia de “aposentado” do TRT 14ª Região. Participar dos cursos “desaposentado” e ler e praticar as orientações dos livros do palestrante e facilitador Armelindo, adquiridos quando por aqui passou, influenciou sobremaneira os aspectos e perspectivas de como encarar essa nova etapa que ora se inicia em minha ainda profícua existência. Por tudo, então, só me resta, dentre tantos outros agradecimentos que já fiz, também dizer ao Armelindo: MEU MUITO OBRIGADO!

UFPR

Armelino Girardi destaca-se em um empreendimento pouco usual: produz pessoas desafiadas a se superarem para descobrir em si mesmas o potencial de critividade, cooperação e realização, que homens e mulheres de nosso tempo precisam “
Silvia Maria P de Araujo – Socióloga, UFPR

UTFPR

Como professora aprendi, ao longo de 40 anos de trabalho, que um curso somente tem resultado se gera transformação no estudante. Este me transformou. Achava estar preparada para o rito de passagem para a aposentadoria, mas me iludia. Não havia me preparado, refletido, parado para pensar, para planejar, para definir ações e objetivos. Veja só! Tudo que não fazia para mim, fazia para meus alunos, ao logo de 40 anos!! Depois dos textos, das palavras e músicas, do me debruçar sobre as questões e respondê-las, sinto-me outra: uma pessoa que não será uma aposentada, mas sim, plagiando Armelino, uma desaposentada com muitas atividades prazerosas. Obrigada ao Armelino e à UTFPR por ter me proporcionado esse ensinamento.
Cleonice M. Pirolla
—————-

Superou as suas expectativas. Obrigada pela oportunidade. O curso é de extrema relevância e superou minhas expectativas. Todos os assuntos são pertinentes e nos ajudam a refletir sobre a vida, experiências boas e ruins, alguns nos levam as lágrimas, a saudade, mas tudo auxilia em nosso autoconhecimento e planejamento para aposentadoria. Parabéns!!!
Viviane Lino
—————-

O curso nos motiva a pensar a aposentadoria como um segundo tempo, tão importante quanto o primeiro. Desse modo, não podemos negligenciar esta etapa da nossa vida, nos entregando ao marasmo e simplesmente ficando “paralisados” vendo o tempo passar.
Atividades prazerosas, sonhos, planos, realizações pessoais nos esperam nesta fase da vida e podemos viver tudo isso com maior liberdade e com a sabedoria que a experiência de vida nos deu até agora.
Gostei muito da experiência de conhecer as opiniões e sentimentos de outras pessoas na mesma situação. Percebi que não estou sozinha. Aprendi ou revi muitas coisas importantes ao participar do Curso de Preparação para a Aposentadoria mas alguns pontos merecem destaque:
– Como é importante refletirmos sobre nossa vida (passado, presente e futuro).
– A mudança verdadeira ocorre de dentro para fora. E só depende de nós.
– A importância do autoconhecimento para conduzirmos bem nossa vida.
– A diferença entre deixar a vida nos levar e ter um plano de vida.
– Existem aspectos importantes da nossa vida que são deixados de lado quando estamos trabalhando.
– O trabalho é apenas uma das dimensões da nossa vida.
E vamos ser felizes…
Obrigada por tudo Armelino e colegas.
Rozana Holanda Pinto
—————-

O curso trouxe novos horizontes pra minha vida e a certeza que a aposentadoria é uma porta que se abre. Gostei muito do curso e do Armelino que foi participativo e incentivador de todos nós.
Sadi Daronch
—————-

Gostei muito! Aprendi que precisamos planejar para o 2º tempo. Me sinto mais segura em relação a Aposentadoria. O Curso é de grande valia para os que estão se preparando para Aposentar-se.
Cleusa Carvalho

VOLVO

O curso superou as minhas expectativas. Sempre soube que a vida não é só trabalho. Por isso, tenho uma visão muito positiva acerca da minha aposentadoria, que deverá se iniciar nos próximos anos. Para mim, será uma fase em que poderei colher os frutos do que plantei até agora, terei mais tempo para fazer outras coisas que gosto e que me dão prazer e, principalmente, poderei seguir o meu ritmo interno em vez de obedecer ao ritmo imposto pelas obrigações profissionais. Já trilho o caminho do autoconhecimento há bastante tempo. Portanto, me identifiquei de imediato com a linguagem utilizada no PPA. Os textos, os vídeos e as vivências proporcionam reflexões sobre o sentido maior da vida. As músicas tocam a alma. Mas até aí não foi grande surpresa para mim, pois já participei de muitos cursos vivenciais, embora não com foco na aposentadoria. Acho que o grande ganho do curso é que ele oferece ferramentas simples e práticas que ajudam o participante a refletir sobre suas forças e fraquezas, sua missão de vida, o legado que quer deixar e, a partir daí, elaborar um projeto de vida contemplando todas as dimensões. Ao concluir o curso, sinto-me mais preparada para essa nova fase da minha vida e para alçar novos e belos voos, com leveza e alegria. Levo na bagagem muitos aprendizados e profunda gratidão por tudo que já vivi e por tudo que ainda terei oportunidade de viver. Obrigada, Armelino e equipe, por me auxiliarem nesse processo de preparação com tanta sensibilidade e competência.
18 junho 2013, 15:00 – Rosane Galle – Volvo – Curitiba PR
—————-

Inicio agradecendo a você Armelino e também a Volvo, por proporcionarem esse mergulho, na minha vida. Recordar, anotar, fazer reflexões importantes, nessa fase que estaremos iniciando, acrescentou muito no meu auto-conhecimento, porque não dizer na minha auto-educação. Fez-me lembrar do meu pai, na minha juventude, que alardeava aos quatro cantos a tão esperada aposentadoria. Ele pode usufruí-la por + de 20 anos.
A roda da vida gira, agora quase 40 anos depois, me vejo em semelhante situação.
Novas etapas são muito esperadas. Estar preparado, ou quase…. faz com que a ansiedade seja saboreada, com boas expectativas e não traga sofrimentos antecipados, pelo desconhecido. Sempre encarei de frente as diversas situações por que passei até agora, mas com monitoramento, ensinamento, troca de experiências, tudo parece mais claro e menos penoso. Grata, por ter feito parte desse grupo.
31 maio 2013, 19:38 – Ana Maria Bianchi Rosa
—————-

O curso superou minhas expectativas… Foi realmente, gratificante. Faz parar para pensar, refletir e dizer que “temos condições de fazer o 2º tempo até, em certas situações, melhor que o 1º tempo”… Se é pertinente ou não, acredito que poderia ter um curso até para quem está começando a vida profissional a pensar quando chegar no segundo tempo já com alguma preparação. Acredito que teríamos as pessoas em melhores condições de tocar um projeto pessoal sem que haja necessidade de busca de um dinheiro extra, que é o que ocorre atualmente na grande maioria e até deixar que os jovens tenham um espaço para iniciar a vida profissional e que estes que já estão no 2º tempo possam ser os “auxiliares” e, porque não, os “orientadores” destes.
Cesar Paolini – Volvo do Brasil – 2/06/2013
—————-

Sim, gostei bastante, me foi muito útil para que eu pudesse refletir nessa nova etapa que passarei a viver. Achei oportuno, pois chegou na hora correta e com certeza muito me acrescentou. A retrospectiva da minha trajetória e as dicas para o futuro, fizeram com que muitas coisas se esclarecessem para as minhas decisões. Parabéns pelo conteúdo do programa e facilidade no entendimento.
1 junho 2013, 15:45 – Jurandir Rosa- Volvo – Curitiba PR
—————-

Bom dia Armelino,
O programa “De Olho no Futuro” existente aqui na Volvo demonstra o quanto a Volvo está preocupada com o futuro de seus colaboradores e deixa claro o respeito que tem por todos nós. Este programa tem como principal pilar preparar-nos para o futuro como aposentado. Este encontro com você foi o primeiro passo nesta jornada de preparação e foi coroado com bastante êxito por você.
Quero salientar, que quando fui convidado a participar deste evento, pensei duas vezes e até considerei a hipótese de não participar por não achar importante este evento, para minha participação, visto que estou perfeitamente alinhado com o programa “De Olho no Futuro”, convencido da importância e venho acompanhando pessoas do meu grupo que foram incluídas no programa em anos anteriores.
Agora posso dizer que a minha decisão em participar foi acertada, você soube conduzir com muito entusiasmo, clareza e realidade o evento e com certeza estarei recomendando a outros colegas. Muito Obrigado.
Sérgio Matiuzzo ( email de 17/05/2013)

OUTROS

Bom dia Armelino,
Estou ótima. Sentindo-me renovada. Estou feliz e adorei participar do seu curso. Foi emocionante mesmo. Senti-me em casa, em família. Ja estou com saudades. Por mim aqueles dois dias se transformariam em muitos dias…foi maravilhoso. A troca de experiências e vivências fez-me crescer mais ainda como ser humano, ver o quanto é importante os valores que regulam família, vida, amor, compromisso e respeito. Temos que cuidar do nosso jardim. Entender o sentido da vida, da auto realização e buscar autoconhecimento. Estar consciente dos nossos limites. E acreditar em Deus porque sem Ele nada do que vivemos la teria sido possível. Agora sei claramente que a resposta esta em minhas mãos. Dentro de mim. Ja estou seguindo com meu Projeto de Vida.
Grata Sueli (Maria Sueli da Costa Anhussi) Ilha Solteira – SP
—————-

Demorei em responder porque estive em treinamento em São Paulo logo e só agora estou respondendo os e-mails. Sabe que quando estive em São Paulo lá assisti uma palestra em que o palestrante perguntou: “Você promoveria ou não a sua demissão como administrador de sua vida?” Respondi imediatamente que não. Antes do seu curso talvez estivesse indecisa. Agora sinto-me segura do que realmente quero. Administro muito bem a minha vida. Espero comemorar meus 80 anos com vocês. São muito especiais pra mim. Fique com Deus.
Maria Sueli da Costa Anhussi
—————-

Trabalho há 37 anos num empresa estatal, depois de todo esse tempo de muito trabalho, convivências boas e outras nem tanto com colegas de trabalho, chefes, etc., chegou a minha hora de aposentar e me vi meio perdido sem saber o que fazer depois dela, mas buscando alternativas cheguei ao curso que me abriu novos caminhos para o após, acabo de terminar o curso e vi que a vida não acaba na aposentadoria, muito pelo contrario é o inicio de uma nova fase com mais autoestima, mais vontade de viver, produzir e como no meu caso me aprimorar mais na parte física, pois sempre pratiquei futebol, caminhada, corrida, etc., então darei mais ênfase as essas questões, além claro de viajar, etc. Foi muito gratificante para mim, participar deste curso. Que Deus nos ilumine hoje e sempre.
Felisberto Martins – Eletrobrás- RJ- 28/05/2013
—————-

Boa tarde Armelino,
Eu que agradeço de você ter dado esta oportunidade de aprendermos tanta coisa boa, cada de um de nos saímos enriquecido em ouvir tanta coisa boa e útil para nossa vida profissional e pessoal, agradeço também a todos os que participaram deste evento e aprendi muito com vocês a experiência e presença de cada um de vocês, onde os sonhos são possíveis e o futuro se apresenta promissor, cheio de desafios e oportunidade para cada um dos participantes, que beleza em ver cada um lutando por um dia melhor e um futuro promissor, pensando que a aposentadoria não quer dizer que tudo foi feito e agora só vou ver a banda passar, nada disso talvez agora vou ter mais oportunidade de conhecer algo que quando na luta ante a aposentadoria não tinha tempo para pensar.
Cada um de vocês vão ficar na minha lembrança para o resto da vida, vamos comunicar sempre e não perdermos o contato.
Grande abraço e fiquem com Deus, nesta Semana Santa vou rezar bastante por vocês.
Francisco de Paula
—————-

Curso muito bom a gente imagina que vai aprender para ajudar os que já estão se aposentado agora, mas na verdade vamos nos ajudar primeiro. Fiz uma reflexão profunda sobre a minha vida primeiro tempo kkkkkk e um grande planejamento para o futuro. Muito bom. Muito obrigada pela oportunidade. Me ajudou bastante, e ,lógico, vou repassar para os outros tentando sensibilizá-los para a grande importância da Preparação para aposentadoria e institucionalmente de se criar um Programa de Preparação para aposentadoria.
—————-

Superou as minhas expectativas.
Confesso que este curso me surpreendeu positivamente! Comecei bastante curiosa e aos poucos fui me envolvendo com a profundidade das provocações. Fiz um mergulho no meu passado, voltei a tona e consegui me projetar no futuro, criando uma base para viver o presente… para estar presente!
Parabéns Armelino pela iniciativa e por todo o empenho que teve para realizar esta excelente contribuição para tantas pessoas que estão carentes de informação e apoio ao se aposentar. Este curso presencial ou em EAD é uma contribuição inestimável. Muito obrigada de coração!
sexta, 16 agosto 2013, 21:28 – Lilian de Bruns Guenther – Curitiba PR
—————-

O curso superou as minhas expectativas. Gostei muito do curso. Apesar de não estar em fase de pré-aposentadoria, os assuntos abordados me fizeram refletir sobre minha vida pessoal e profissional de hoje, e me estimularam a planejar meu futuro, culminando em uma aposentadoria satisfatória. Recomendo este curso e sinto-me estimulada a continuar atuando com pré-aposentados, a fim de proporcionar momentos de reflexão e incentivo para a realização de projetos para a aposentadoria.
20 junho 2013, 16,56 – Raquel Gvozd- UEL – Londrina – PR